Setores de Atendimento

Nesta Instituição, a atuação da equipe técnica se dá em caráter interdisciplinar inserindo suas práticas ao ambiente escolar, visando justamente propiciar a adequação do contexto educacional de maneira global intervindo desde o espaço físico ao fomento dos projetos e planos de ensino.

A equipe técnica tem incluído no quadro de atividades uma reunião semanal junto à direção e coordenação pedagógica. Discute-se nestas reuniões estudos de casos sobre alunos atendidos pelos profissionais, seminários sobre síndromes e deficiências relacionadas à infância, assistência sobre caracteres específicos dos projetos e planejamentos pedagógicos em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor, comunicação, movimento, psicomotricidade, e aspectos emocionais.

Tão importante quanto ter formado uma equipe especializada, adjunta ao serviço de educação, é a preocupação do CIEP em garantir que esta equipe tenha responsabilidade científica em suas intervenções, pois o intervir em campos como síndromes, distúrbios da fala, do movimento e intelectuais vai além da missão educacional, somando a estes, objetivos que visam promoção da saúde.

Busca contribuir para a melhora do desempenho intelectual dos alunos, facilitando a execução das atividades pedagógicas desenvolvidas na escola e das atividades da vida diária.

São objetivos do setor de fisioterapia auxiliar o desenvolvimento neuropsicomotor, através da terapia individualizada, desenvolvendo objetivos específicos a cada caso ou em ações globais que atinjam todos os alunos em atividade por turmas.

O setor preocupa-se ainda em prover recursos que tornem o ambiente escolar ergonomicamente adequado às necessidades individuais e coletivas dos alunos.

O objetivo da Fonoaudiologia dentro da instituição é promover desenvolvimento e construção de linguagem em todos os alunos matriculados no CIEP, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.

São realizados atendimentos individuais e orientações aos pais e professores, acompanhamentos de alunos em sala de aula, com intervenções em parceria com a professora e auxiliar para o desenvolvimento da linguagem.

A educação física na educação infantil pode configurar-se como um espaço em que a criança brinque com a linguagem corporal, com o corpo, com o movimento, alfabetizando-se nessa linguagem. Brincar com a linguagem corporal significa criar situações nas quais a criança entre em contato com diferentes manifestações da cultura corporal, sobretudo aquelas relacionadas aos jogos e brincadeiras, as ginásticas, as danças e as atividades circenses sempre tendo em vista a dimensão lúdica como elemento essencial para ação educativa na infância. (Ayoub, 2001)

Orientação as famílias sobre os direitos sociais; visita domiciliar, acompanhamento familiar, encaminhamento aos serviços, programas, projetos da rede municipal governamental e ñ governamental, encaminhamentos para benefícios eventuais municipais e benefícios de transferência de renda (BPC e PBF), articulação/fomento da participação e controle social da políticas públicas/sociais, sensibilização das famílias referentes aos direitos básicos das crianças como saúde, alimentação, higiene, educação, participação dos estudos de caso com equipe técnica, representação da entidade no CMAS, viabilização de informações referente a EVENTOS de PREVENÇÃO de âmbito municipal.

O setor é responsável por orientações a professores, pais, auxiliares, organização do planejamento nas diferentes turmas, orientações e acompanhamento a estagiários de diferentes cursos das instituições de ensino locais.

O serviço pedagógico busca motivar e capacitar os profissionais a explorar todas as possibilidades dos alunos, promovendo o desenvolvimento e estimulação das capacidades cognitivas, sensório perceptivas, de comunicação e a construção de conceitos das diversas áreas de conhecimento, favorecendo a interação com o meio social.