Educação infantil inclusiva

educacao-infantil-inclusiva-2

O CIEP Vovó Biquinha propõe uma ação pedagógica baseada na interdisciplinaridade, respeitando as diferenças individuais, a construção e o ritmo de aprendizagem de cada criança, estimulando-as através do lúdico, das interações sociais prazerosas e significativas, da organização espaço-temporal, da linguagem, que são a base de nosso trabalho educacional. O CIEP possui ampla experiência no atendimento educacional inclusivo à crianças de 0 a 5 anos em situação de vulnerabilidade social, sendo que 30% delas apresentam necessidades educacionais especiais (crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades).

Os atendimentos para a faixa etária de 0 a 3 anos acontecem em sessões tanto individuais quanto em pequenos grupos. Sendo estes realizados pelo professor especializado, com a participação ativa das famílias, garantindo uma alternativa de qualidade para o acesso a educação, saúde e assistência social.

Na faixa etária de 3 a 5 anos, São responsáveis por atender as crianças da creche e pré-escola, duas pedagogas e uma atendente por turma, contanto também com aulas de Educação Física.

Além do atendimento às crianças em situação de vulnerabilidade, o trabalho educacional desenvolvido pelo CIEP promove a inclusão da criança com deficiência, e serve de referência, nesta modalidade, que ainda representa um desafio para a sociedade.  Pois, somente uma sociedade mais inclusiva, que reconhece a diversidade humana, incluindo a pessoa com deficiência, é capaz de promover ajustes e correções que assegurem seu desenvolvimento pessoal e social, oferecendo-lhe as mesmas oportunidades que oferece às demais pessoas.