Applicando Saberes

applicando-saberes-2

O CIEP Vovó Biquinha trabalha com a construção de uma Itajaí que acredita e investe no potencial de toda criança, garantindo seus direitos e fortalecendo a cultura dos valores da infância. Deste modo, sua nova proposta de trabalho o Projeto APPlicando Saberes, vem ao encontro desta Visão Institucional e busca contemplar não somente a Esfera da Educação, mas também da Saúde para fortalecer a Rede de Atenção Integral na Primeira Infância em Itajaí.

O Projeto APPlicando Saberes viabiliza dados que contribuam para a construção do diagnóstico municipal sobre recém-nascidos em situação de vulnerabilidade, através de pesquisa de abrangência com análise da incidência territorial de riscos ao desenvolvimento infantil, utilizando esses dados para capacitar profissionais da Atenção Básica da Rede Pública de Saúde de Itajaí, sobre riscos e vulnerabilidades na primeira infância.

Através deste projeto, estamos conseguindo construir e fornecer os dados obtidos da pesquisa por meio de aplicativo móvel gratuito, facilitando o acesso dessas informações para a comunidade e rede de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança, servindo como fonte de dados disponível a novas consultas e formação de série histórica.

Conheça melhor nosso aplicativo APPlicando Saberes – Vovó Biquinha: entre no google play ou play store, digitalize Vovó Biquinha e faça download gratuitamente! Nele você encontra o manual de estimulação do bebê com dicas bem fáceis para estimular a criança de acordo com sua idade desde os primeiros meses de vida até os 3 anos. Além de, um ícone de formulário em que é possível após preenchido e enviado, marcar uma avaliação gratuita na nossa instituição! E ainda, é possível acessar todas as pesquisas do CIEP Vovó Biquinha sobre os fatores de risco ao desenvolvimento infantil em Itajaí no ícone resultados, venha conferir! (Avaliação é possível somente para residentes de Itajaí).

O CIEP Vovó Biquinha acredita que o empoderamento destes conhecimentos aos profissionais da área da saúde, revigora o diálogo sobre a Primeira Infância entre saúde, educação e comunidade para juntos alcançarmos garantia de direitos e melhora na qualidade de vida para a fase mais importante, em termos de desenvolvimento humano.

Público Alvo: Projeto visa beneficiar a primeira infância de Itajaí.

Triagem dos nascimentos: Declarações de Nascidos Vivos (DNV) de crianças cujas mães residem em Itajaí, caracterizadas como de risco pela Secretaria Municipal de Saúde entre os anos de 2015/2016.

Como beneficiários indiretos: 21 Profissionais atuantes na Rede de Atenção Básica de Saúde de Itajaí, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.