Outras Ações

box_projetos_outros-2

Elizete Maria Wolff da Costa – pedagoga
Elisa Máximo – pedagoga

Desde 2009 o CIEP Vovó Biquinha criou o Programa Reciclando ideias que visa à adequação e construção de materiais e brinquedos para crianças de 0 a 6 anos.
As ações compreendem  estudo e pesquisa, adequações e comprovações de sua funcionalidade e é realizado por mães e educadores.
O projeto tem como objetivos:

  • Fomentar as oficinas de criação e adaptações de brinquedos e adequação de recursos pedagógicos
  • Capacitar as famílias para a confecção de brinquedos e materiais de estimulação adequados às necessidades biopsicossociais das crianças
  • Aproximar as famílias da Instituição promovendo o empoderamento familiar sobre a educação e desenvolvimento infantil
  • Fortalecer os laços familiares através do repasse de atividades que as famílias deverão executar com seus filhos utilizando os materiais  produzidos nas oficinas
  • Promover a orientação permanente entre familiares e profissionais

As mães em espaço próprio vivenciam experiências de construção de brinquedos e enquanto produzem, suas falas remetem a observações importantes do cotidiano com os seus filhos, suas novas iniciativas e também sobre a importância de disponibilizar um cantinho do brincar em suas casas.
Trabalhando com materiais recicláveis a criatividade e a iniciativa de cada participante fica muito evidente em cada produção.
Construir e entender a função de cada brinquedo reforça a importância dos aspectos pedagógicos de cada um deles.
Entendemos que nos primeiros anos de vida não cabe a família delegar tão somente a responsabilidade da estimulação ao pedagogo ou a outros profissionais.
Ao participar do projeto percebemos que surgem relações naturais de trocas muito proveitosas, uma compreensão muito profunda da importância da dedicação e cuidados com as crianças.
Através deste ambiente organizado, mas essencialmente lúdico este passa a ter um caráter ao mesmo tempo estimulador, formador e terapêutico.

Com as relações que se estabelecem no projeto em seus diferentes momentos percebe-se o fortalecimento das famílias para o cumprimento da tarefa da educação em diferentes momentos da relação familiar e social.

O Programa Uma Conversa Salva Uma Vida além de propiciar atendimento as crianças de 0 a 3 anos, busca oportunizar aos familiares acesso a leitura de diferentes áreas do conhecimento. Nossa equipe oferece as famílias um acervo literário variado de obras buscando incentivar a leitura através de empréstimos de livros por um período de 1 mês, ou seja, toda palestra os participantes escolhem os livros, levando pra casa e devolvendo na próxima palestra no mês seguinte.  Muitos já aderiram e hoje o Saboreando Cultura é mais uma ação do Programa Uma Conversa Salva Uma Vida.