Manual de Estimulação

box_projetos_manual-2

MANUAL DE ESTIMULAÇÃO DO BEBÊ – VERSÃO DIGITAL

O CIEP Vovó Biquinha vem distribuindo desde setembro de 2010 a famílias itajaienses a cartilha informativa do Programa Uma Conversa Salva Uma Vida – PUCSUV.

Visando ampliar a divulgação deste importante instrumento, agora também disponibilizamos a versão digital, que traz dicas de estimulação, atividades simples que qualquer família pode executar, sem onerar custos ou despender muito tempo, mas que podem imprimir grande impacto no desenvolvimento das crianças.

O objetivo do Manual de Estimulação do Bebê é proporcionar bons momentos entre pais e filhos, transferindo às famílias o conhecimento técnico sobre o desenvolvimento infantil de forma simples e de fácil entendimento.

O Manual de Estimulação do Bebê conta com ilustrações próprias elaboradas pela ilustradora Carla Pilla a partir de um detalhado estudo da equipe do PUCSUV.

CIEP Vovó Biquinha apresenta novo Manual de Estimulação da Criança

O Centro de Intervenções e Estimulação Precoce (CIEP) Vovó Biquinha apresenta em formação aos educadores da rede municipal de Itajaí, o Manual de Estimulação da Criança, produção que traz os marcos do desenvolvimento infantil de 3 a 6 anos, além de dicas de estimulação que contemplam as áreas de linguagem, socialização, cognição, função motora e, ainda, atividades de vida diária específicas para cada faixa-etária.

O projeto surgiu da compreensão de que, assim como o nascimento de uma criança traz mudanças, a primeira infância também propõe alterações significativas no contexto familiar e existe importância em conhecer quais são as etapas do desenvolvimento para que as famílias, educadores e profissionais das unidades básicas de saúde possam fornecer o devido suporte às crianças, principalmente aquelas que apresentam um atraso no desenvolvimento e precisam de estimulação.

Dessa forma, o trabalho apresentado é continuidade do Manual de Estimulação do Bebê que foi desenvolvido em 2010 como parte do Programa de Estimulação Precoce e, assim como o primeiro, foi desenvolvido a partir de um extenso trabalho de pesquisa, compilado de dados, discussões da equipe técnica do CIEP Vovó Biquinha, além de uma equipe contratada para ilustração e coloração do material.

A novidade dessa produção foi a colaboração de profissionais da rede Municipal de Educação Especial de Itajaí que participaram de Formação desenvolvida pelo CIEP sobre educação inclusiva e desenvolvimento infantil.

Com início da produção em março deste ano, pelo projeto Valores da Inclusão, o Manual de Estimulação da Criança, agora concluído e finalizado será utilizado como suporte nas formações ministradas pelo CIEP Vovó Biquinha e servirá de material de apoio para a rede de atendimento à primeira infância em Itajaí.